Aproveitando o conceito de desenvolvimento sustentável, energia sustentável é a prática de usar energia de uma maneira que "atenda às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atender às suas próprias necessidades" e atender às necessidades mundiais de eletricidade, aquecimento, refrigeração e energia para transporte é um dos maiores desafios que a humanidade enfrenta.
Faz-se uma associação entre os termos energia sustentável e energia renovável e, a bem da verdade isto acontece muito frequentemente, mas é importante frisar que uma energia para ser considerada “sustentável” precisa ser renovável e atender às sustentabilidades ambiental, social e econômica. Como exemplo pode-se citar a energia elétrica produzida em hidrelétricas, sem dúvida uma forma de energia renovável mas pouco sustentável, vejamos os exemplos das hidrelétricas construídas na região amazônica:
** sustentabilidade ambiental: necessidade de inundar extensas áreas, muitas vezes de biomas característicos, levando prejuízos à flora e fauna da região além da produção de metano e outras substâncias tóxicas na fermentação da matéria orgânica da área submersa;
** sustentabilidade social: remoção de comunidades para áreas alheias ao seu habitat original com sérias dificuldades para adaptação;
**sustentabilidade financeira: investimentos altíssimos de instalação e custos de operação e transporte da energia elétrica muito altos.
Em contrapartida podemos citar o caso da energia elétrica fotovoltaica que em boa parte atende aos princípios de sustentabilidade, tais como:
** o silício usado na fabricação das células fotovoltaicas é obtido de uma fonte abundante, o quartzo existente na forma de mineral ou areia;
** a vida útil de todos os componentes dos painéis fotovoltaicos é muito longa, maior que 25 ou 30 anos e todos os componentes são recicláveis;
** a fonte energética primária é o sol, inesgotável e disponível para todos;
** a produção e instalação dos sistemas solares em todo o mundo tem gerado milhares de empregos qualificados. No Brasil em 2020 estão sendo criados mais que 40 mil;
** o investimento em energia solar fotovoltaica tem retorno rápido. Para sistemas residenciais ele acontece em 3 a 8 anos e o financiamento pode ser pago com o que foi deixado de pagar na conta de energia;
** o montante financeiro movimentado no recurso solar tem uma grande permeabilidade junto a empresas de diferentes tamanhos e os profissionais autônomos envolvidos.
Segue agora um resumos das fontes de energia renovável/sustentável mais usadas:
Energia Solar - o sol é a fonte energética sustentável mais segura e abundante disponível ao homem. Ela pode ser captada na forma de luz através dos painéis fotovoltaicos e transformada em energia elétrica; captada em centrais heliotérmicas ou usada diretamente para aquecimento solar.
Energia Eólica - é uma fonte de energia limpa obtida pela ação dos ventos, que nos parques eólicos fazem girar as pás dos aerogeradores e essa energia cinética é transformada em energia elétrica.
A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água represada, e que pode ser aproveitada quando submetida a um forte desnível ou queda d`água. A energia potencial é aproveitada inicialmente na forma de energia mecânica que movimenta uma turbina e esta aciona um compressor ou um gerador elétrico com o objetivo de gerar energia elétrica.
Energia de Biomassa - Biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal usada com a finalidade de produzir energia tal como a lenha, o carvão vegetal, o bagaço de cana, galhos e folhas de árvores, e resíduos vegetais diversos. A utilização da biomassa em usinas termelétricas vem se tornando cada vez maior devido ao seu baixo custo, ser renovável, permitir o reaproveitamento de resíduos vegetais e ser bem menos poluente que outras fontes de energia como o petróleo e o carvão mineral.
Energia geotérmica - a temperatura no interior da Terra é de 5.000ºC e em algumas regiões parte deste calor chega a superfície na forma de água quente e vapores que podem ser aproveitados para aquecimento direto ou geração de eletricidade.
A energia das marés ou energia maremotriz pode ser aproveitada de duas formas. No sistema mais utilizado a eletricidade é gerada a partir das alterações de nível das marés, através de barragens que aproveitam a diferença de altura entre as marés alta e baixa. Na segunda forma a eletricidade é gerada através do acionamento de turbinas submersas que aproveitam as correntes marítimas.